Melanie Martinez e as bizarrices do “Dark Pop”

Ainda faltando 02 meses para o lançamento de seu segundo álbum de estúdio, a ex-The Voice Melanie Martinez vem nos dando pistas e teasers do projeto chamado K-12.

Enquanto ele não chega, vamos analisar o subgênero “dark pop” que vem ganhando bastante notoriedade pelas suas peculiaridades.

Sendo bastante intrínseco a particularidade de cada artista, o gênero pode ser descrito como uma mistura de música pop animada com meios-tons góticos e/ou mais sombrios. Geralmente a parte lírica das canções envolvem desde assassinato, magia negra, a outras fantasias doentes e distorcidas. Outros exemplos de estrelaS do dark pop inclui a ex-Natalia Kills e a jovem Billie Eilish.

Na Alemanha, o termo “schwarze szene” (dark scene) tem sido usado desde a década de 1990 para descrever todos os chamados estilos dark alternative alternando o gótico: dark pop, industrial, darkwave, electro, metal, neofolk e medieval, incluindo BDSM e a cultura fetichista.

Natalia Kills (agora Teddy Sinclair) em seu vídeoclipe para “Mirrors”

No caso da Melanie Martinez, a aura sombria de seu pop melancólico vem da persona: uma criança cantando temas adultos, como estupro em Tag, You’re It; cirurgia plástica e a busca pelo corpo e rosto perfeito em Mrs. Potato Head; relacionamentos familiares imperfeitos em Dollhouse; e outras situações em que ela relata em seu primeiro disco, Cry Baby (2015).

Melanie descreve o primeiro álbum como “um livro de histórias sobre uma criança para adultos”, falando que escreveu “sobre situações por quais eu já passei”. Em entrevista, ela reflete sobre suas inspirações para as letras: “Eu sempre tive uma forte conexão com minha infância. Minha personalidade também reflete isso. Como se eu tivesse cinco anos, me visto como se tivesse cinco anos. Acho que sou apenas uma menina com coração”.

Vídeo para a música Mrs. Potato Head

K-12, o próximo passo em sua carreira, está sendo bastante aguardado pelos fãs. Ela se referiu sobre a personagem Cry Baby (aquela do primeiro CD) nesta nova história, na qual agora “ela estaria a crescer: em Cry Baby é uma menina, então nesse segundo álbum será como ela fazendo a transição para uma jovem adulta”.

O primeiro teaser do álbum K-12

Só nos resta aguardar mais um pouquinho para continuarmos acompanhando a jornada da personagem Cry Baby.

K-12 será lançando mundialmente no dia 06 de Setembro, em conjunto com um filme, na qual a própria cantora está dirigindo.

Deixe um comentário