City Pop: o guia para os anos 80 em Tokyo

O gênero City Pop era o que bombava nas rádios do Japão nas décadas de 70 e 80, principalmente a última. O estilo de música funcionava como um reflexo da sociedade japonesa naquela época: cosmopolita e próspera, graças ao milagre econômico ocorrido após a Segunda Guerra Mundial. A contribuição econômica cedida pelos Estados Unidos e a fabricação e consumo de altas tecnologias, além do protagonismo das camadas ecônomicas da população média-alta e alta, fez com que o Japão permanecesse dentro de uma bolha econômica que não parava de crescer.

Com isso, a música também ganhou força tanto financeiramente quanto culturalmente, principalmente com as influências musicais norte-americanas: Jazz, Soul, Funk, Disco Music, entre outros. O City Pop nasceu aí.

As nuances retrofuturistas com temas tropicais de sintetizadores misturadas com o tradicionalismo do Jazz e a psicodelia da Disco Music são as características marcantes do estilo.

Fora do Japão, o gênero pode ser visto como a “música japonesa dos anos 1980”, porém atualmente, com a propagação e modernização do J-Pop, o City Pop começou a ser (re)descoberto e até reeditado pelo grande público, principalmente pelos artistas dessa geração millennial que produzem sons no estilo Vaporwave e Future Funk.

Abaixo, nós temos uma lista de 05 músicas para você iniciar sua jornada pelo mundo do City Pop!

  1. Junko Yagami — Communication
  2. Yukiko Okada — Summer Beach
  3. Taeko Ohnuki – 4:00 AM (para quem prefere um som mais tropical)
  4. Mondo Grosso – Labyrinth (para quem prefere um som mais atual)
  5. Anri – Last Summer Whisper

Um comentário sobre “City Pop: o guia para os anos 80 em Tokyo

Deixe um comentário